Como Construir uma Arca

“Viu o Senhor que era grande a maldade do homem na terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era má continuamente. Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração e disse o Senhor: Destruirei da face da terra o homem que criei, tanto o homem como o animal, os répteis e as aves do céu; porque me arrependo de os haver feito. Noé, porém, achou graça aos olhos de Deus.” (Gênesis 6:5-8).

Eram tempos difíceis. Tempo em que os homens se afastaram totalmente de Deus. Tempo em que demônios seduziam mulheres e geravam filhos. Tempo de depravação, de maldade, de desamor. Tempo não muito diferente dos dias atuais.


A Bíblia nos fala no versículo nove que Noé era homem justo e perfeito e que andava com Deus. Somente duas vezes na Bíblia a expressão “andava com Deus” é usada. Na primeira, refere-se a Enoque que foi arrebatado e não experimentou a morte; a segunda, e última, reporta-se a Noé.

“Noé achou graça aos olhos de Deus”. Em meio a uma geração corrupta e corrompida Noé alegrou o coração de Deus. Noé fez Deus sorrir! É por causa de Noé, o homem que andava com Deus em meio a uma geração corrupta, que nós estamos hoje vivos. A fidelidade de um único homem foi suficiente para prover esperança para toda a humanidade.

Deus chamou Noé para redimir sua geração. E o meio para o livramento de Noé, sua família e os animais que com ele estariam foi a construção de um grande barco chamado de arca.  Ela era uma construção prodigiosa. Com 133 metros de cumprimento, 22 de largura e 13 metros de altura, foi totalmente construída por apenas oito pessoas, sendo quatro mulheres!

Debaixo de críticas e oposições, uma pequena família que provavelmente nunca havia construído sequer uma canoa, não conhecia o que era chuva e morava longe do mar, construiu um prodígio da engenharia. Segundo estudos científicos a proporção entre as dimensões da arca fazia com que fosse praticamente impossível virar a embarcação, mesmo enfrentando ondas gigantescas. Esta família de amadores conseguiu construir este barco que sobreviveu às intempéries de uma terra inundada e tempestades torrenciais por mais de um ano.

Noé começou uma longa linhagem de homens e mulheres que foram chamados por Deus para realizar o que parece impossível. Desde Noé todo homem e mulher escolhido por Deus, inclusive eu e você, também é chamado para “construir arcas”. Todos nós somos chamados para ser agentes de Deus em nossa geração e alcançar proezas que aos olhos de muitos parecem irrealizáveis.

Qual a “arca” que Deus lhe chama para construir em sua família, seu ministério, seu trabalho, sua vida?

Você está pronto para alcançar este objetivo?
Vamos aprender com Noé três atitudes que fizeram dele vencedor:

1ª Atitude: Amar a Deus acima de tudo

Noé amava Deus mais que qualquer coisa no mundo. Seu amor era tão grande que ele permaneceu amando a Deus mesmo quando ninguém mais amava. Noé tinha um relacionamento íntimo, ele andava com Deus em todo tempo. Aqueles que são chamados para construir arca são também chamados para ter intimidade com Deus. Ele anseia por esta intimidade com você. Não estou falando em disciplinas espirituais tais como ir ao culto, ler a Bíblia ou ter um tempo de oração. Estas coisas são boas e importantes, mas não é tudo. Amar a Deus significa ter consciência de Sua presença nas mínimas coisas da vida, demonstramos este amor quando fazemos todas as coisas por Ele e para Ele. Seja uma pregação, um evangelismo ou qualquer outra atividade, por mais prosaica que pareça, como lavar pratos ou fazer uma faxina. Qualquer coisa que fazemos ofertando a Deus, consciente de que Ele está ali presente, torna-se veículo de proximidade e expressão de amor.

Deus tinha este relacionamento com Noé e deseja ter este mesmo relacionamento com você.

2ª. Atitude: Confiar em Deus Completamente

Noé confiou em Deus, mesmo quando as coisas não faziam sentido. Noé é um dos heróis da galeria da fé do capítulo 11 do livro de Hebreus. A Bíblia nos ensina que naquele tempo a terra era irrigada por água que brotava do solo, portanto Noé construiu uma embarcação em terra seca crendo que viria uma tempestade mesmo sem nunca ter visto chuva. Ele vivia distante do mar e havia ainda a dificuldade de levar todos os animais para a arca. Mesmo diante do que parecia um contrassenso Noé perseverou e confiou em Deus.

Confiar em Deus significa crer que Ele sabe o que é melhor para nós. Significa não se render ante as adversidades e dúvidas. Noé levou 120 anos para construir a arca e, certamente, muitas vezes o desânimo pode ter tomado conta do seu coração quando ano após ano não havia sinal de chuva ou inundação. Imagino o constrangimento de sua família, pois Noé seguia a orientação dada por Deus, mas a família só tinha o próprio Noé como referência. Deve ter sido muito difícil para sua mulher, filhos e noras enfrentar os olhares, criticas e zombarias de seus vizinhos que viam um imenso barco sendo construído aparentemente sem utilidade alguma.

Construir arcas muitas vezes pode significar se tornar alvo da oposição e ser ridicularizado por muitos que não acreditam no chamado de Deus em sua vida.

3ª. Atitude : Obedecer Incondicionalmente

Noé não era engenheiro Naval, sequer era pescador. Provavelmente jamais tenha construído um barco em sua vida e, mesmo que houvesse construído, uma coisa é uma canoa, outra totalmente diferente é uma arca. Para ter sucesso em seu chamado só havia uma forma: obedecer a Deus incondicionalmente.

O mesmo vale para nós. Muitas vezes o sobrenatural de Deus não acontece em nossas vidas porque nos recusamos em obedecer incondicionalmente. Fazemos as coisas pela metade, queremos que o milagre aconteça, mas não estamos dispostos a render nossas vidas. Obedecemos apenas aquilo que consideramos razoável e o resto ignoramos. Consideramos que obedecer a Deus é apenas ir aos cultos, entrar em uma campanha ou assumir um trabalho na igreja.

Noé recebeu de Deus todas as instruções necessárias para construir a arca. Do mesmo modo, hoje a Bíblia nos dá a direção de Deus para construirmos as nossas arcas e mudarmos nossa história. Noé fez tudo exatamente como Deus havia ordenado. Mesmo sem evidências, Noé não titubeou, não fez de qualquer jeito e, no tempo certo, aquilo que antes não parecia fazer sentido, mostrou ser a única esperança.

Talvez olhando para sua vida, você não veja sentido em obedecer a Deus. Talvez o tamanho do desafio pareça ser grande demais e, ante tantas lutas, desistir pareça ser a única saída razoável, mas Deus está lhe chamando para ir além. Assim como Noé você pode alcançar sonhos impossíveis, independente de suas limitações, dos desafios, da crítica, da descrença, da oposição, Deus lhe chama para ter um relacionamento íntimo com Ele, confiar e obedecê-lo. Se você fizer isto, Ele fará de você um construtor de arcas em sua geração e muitos serão abençoados.

Não Desista!


Pr. Denilson Torres

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E você o que acha? Deixe a sua opinião!