Jesus está no Barco, mas as Tempestades não Cessam...

“Com Jesus no barco que problema pode haver?”

“Com Jesus no barco tudo vai bem!”

“Com Jesus no barco só há vitórias!”

Volta e meia, ouço estes e tantos outros brados de exultação e de confiança em relação a ter Jesus no barco. Muitos falam estas coisas como se fossem imunes às intempéries da vida. Parecem supercrentes acima do mal; águias que voam alto e apenas contemplam o que acontece nas planícies onde os outros, os “descrentes”, os “fracos na fé”, vivem angustiados as suas lutas. Tenho visto afirmações do tipo:

“Crente não tem stress”;

“Crente não tem depressão”;

“Crente não pode ficar triste”;

“A vida do crente é só vitória”.


Para estas pessoas o crente que passa por estas coisas ou não se converteu ou não tem fé, isto faz com que muita gente que sofre termine por se sentir deslocada nos cultos e se afaste, pois não há nada pior do que se sentir peixe fora da água. Sentir tristeza em um lugar onde todos se dizem alegres; sentir-se derrotado onde todos só cantam vitórias. Ao sentir-se tomado pelas lutas e angustias muita gente pensa que talvez Jesus não esteja no seu barco, na sua vida. Mas pensar que Jesus no barco significa caminho tranquilo é um tremendo equívoco e não encontra nenhum respaldo nas Escrituras. Elias no auge de sua desilusão pediu para si a morte; Paulo fala muito mais em angústias e aflições em suas cartas do que em alegria e vitórias na vida cotidiana; João Batista morreu decapitado; Pedro crucificado; Estevam apedrejado. Não há dúvidas de que todos estes heróis da fé tinham Jesus no barco, mas passaram por tempestades tremendas e nem sempre a vitória de Deus em suas vidas significou vida próspera e regalada.

A Bíblia nos relata, em Mateus 8:23-27, um episódio em que Jesus estava no barco com os seus discípulos. Naquele momento sobreveio sobre eles uma enorme tempestade e ondas gigantescas se formaram de tal modo que o barco começou a encher de água. Aqueles homens eram, em sua maioria, pescadores, mas diante do temporal temeram pela suas vidas.

Jesus estava no barco, mas estava dormindo. Naquele momento de angústia eles O acordaram e fizeram a pergunta que eu já fiz e, certamente, você já fez também quando passou por angústias mortais: “O Senhor não se importa?”.

Jesus estava no barco, mas as aflições os engoliram. Aquele barco em que os discípulos penavam não era uma metáfora, era real, e o Cristo de Deus estava ali em carne, mesmo assim na hora da angústia a dúvida tomou conta daqueles corações. Se assim foi com aqueles que caminharam com Jesus e que o viram, ouviram e tocaram, quanto mais nós que não tivemos esta alegria; nós que temos apenas a fé como selo e garantia das coisas que não vemos, mas que esperamos; nós que somos limitados em nossa fé, tomados por angústias mil em um mundo que jaz no maligno; nós que vemos tantos e tantos barcos naufragando ao nosso redor, sem aparentemente vermos livramento aos seus tripulantes.

A verdade é que mesmo com Jesus no barco, você pode viver problemas e sentir que Ele parece não se importar, ou estar dormindo. Mesmo com Jesus no barco pode ser que nem tudo vá bem. Mesmo com Jesus no barco pode ser que experimente o amargo sabor dos dissabores.

Mas o que importa é que independente de todas as tempestades e de como elas podem lhe afetar, quando você tem Jesus no barco há a certeza de que, apesar das suas fragilidades e da fé que às vezes lhe falta, Ele não está no barco apenas contemplando, Ele não é um passageiro dorminhoco ou desatento e não é apenas um milagreiro que ao despertar de seu sono irá resolver repentinamente os problemas.

Jesus é muito mais do que um passageiro no barco da sua vida. Na verdade é Ele quem conduz este barco e o Seu comandante sabe qual rota seguir, mesmo nas tempestades.  O porto aonde Ele deseja lhe levar pode estar além do que a sua fé pode alcançar, mas tenha certeza que independente do tamanho das tempestades e das dúvidas que podem permear o seu coração, Ele, em Sua misericórdia, irá lhe levar em segurança até o destino que sempre será o melhor lugar onde você poderia estar.

Confie Nele.

Não Desista!


Pr. Denilson Torres


2 comentários:

  1. Ele não desiste de você
    Ele se importa com você
    Ele compreende seu caminhar
    Não importa o que você é
    Não importa o que você fez
    JESUS conhece o teu interior
    Ele não desiste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este amor que não cessa é o nosso alimento, mano. Que bom ter seus comentários aqui no blog. Que Deus o abençoe!

      Excluir

E você o que acha? Deixe a sua opinião!